quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atividade interdiciplinar Pontes e Bichos



Papagaio-galego da caatinga ameacado de extinção


Família: Psitacêdeos
Nome Científico: Amazona XanthopsTamanho: 25-27 Centimetros
 

 Classificação Científica
Reino:  Animalia
Filo:    Chordata
Classe: Aves
Ordem:  Psittaciformes
Família: Psittacidae
             Rafinesque, 1815

Espécie: A. xanthops
Nome Científico

Alipiopsitta xanthops

 Habitat:

Vive SEM caatinga, cerrado e mata de galeria, do Piauí Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso COMEU o oeste de São Paulo.

 

Alimentação:

 Frutos Venha Fazer da caatinga e do cerrado e coquinhos silvestres. Diz-se Que OS papagaios nao gostam dos Sabores amargos EO Que Canto also E escolhem Parágrafo bom par Os Homens.

Nidificação:

SEM Faz Ninho Seu oco de Árvores, em cupinzeiros Buracos UO Palmeiras. A Fêmea Põe de 1 a 2 ovos. E o casal, semper Juntos Que Quase, Que cuida dos filhotes nascem nus e Que CEGOS.

Particularidades:

 
o dos papagaios e Menor do Gênero (Amazona). Tem muitos Diferentes Caracteres de SEUS parentes e Próximos Talvez, SEM Futuro, hum Venha Serviços classificado Diferente numeros Gênero. bandos de Voa in COMEU 10 aves, e in Muito Comum SUA área de Distribuição, o Papagaio-Galego corre o Risco de extinção devido CADA UMA Vez Maior escassez de áreas de cerrado Brasileiro, devido UMA Grandes Parágrafo monoculturas Derrubadas.
Papagaio:

hum Mais Quem Parágrafo atrativo se Interessa Pela Preservação dos NOSSOS RECURSOS NATURAIS e apreciar o papagaio, Uma ave de rara Que Beleza se also ª Encontra Processo de extinção. das regioes proprios Tropicais, in São Populares TODO o Mundo, devido UMA SUA CAPACIDADE de grande imitar COM UM Perfeição Humana e Voz Pela facilidade com Relativa Mansos Que FICAM. Infelizmente, Os anos de Todos, milhares de filhotes do papagaio baiano São retirados das matas par abastecer o comercio ilegal de animais de estimação, fóruns e Nossas Dentro do Brasil. Vivem , livres Eels nd Mata Atlântica e hum Alvo Fácil São contrabandistas OS do Pará, OS Que vendem filhotes Pelas Feiras sertão livremente. Os historiadores relatam Que, epidêmico Á Descoberta do Brasil, FORAM OS papagaios Objeto de grande Comércio hum Parágrafo Europa, ao Lado do Pau-Brasil. JA Naquela época, Bastante apreciados ERAM Pelos Europeus, pagavam caro Por Que aqueles Linguagem nao falavam Alguma Palavra compradora Que fazer. ESSE Comércio se expandiu de tal forma Que o Brasil eh Serviços Passou alcunhado de "País dos Papagaios". O Gênero Amazona Conta 27 Espécies, Sendo Que nao Brasil ocorrem dez Espécies e subespécies de Cinco. Brasileiros Dentre OS, o Papagaio Falador EO Mais Baiano (Amazona aestiva), in Que mede Torno de 35 centimetros e dez penas de varias cores, predominando o verde Pelo Assas e corpo; fronte azul e nd AO bico Fazer Redor, SEM amarelo topo da Cabeça, in Volta dos Olhos e da garganta nd Pontos; cauda pretas da vermelho e nd penas ALGUMAS.

Postado Por: Telma Elisângela de Souza Queiroz e Silva, Júlio César Epifânio dos Santos Pereira, Edilene Oliveira Bessa, Bernardes Lopes Almeida Diodete, Ana Rodrigues de Souza.
Data: 21/10/2010

O Papagaio-galego e Um Psittaciforme da Família Psittacidae. Tambem conhecido Como Papagaio-de-barriga-amarela e Papagaio-goiaba.
Mede Cerca de 26,5 cm de comprimento.
SEM Faz Ninho Seu oco de Árvore, de UO Buracos Palmeiras cupinzeiros Enguias. A Fêmea Põe de 2 a 4 ovos. E o casal, semper Juntos Quase, Que cuida dos filhotes nascem nus e Que CEGOS.
Vive SEM caatinga, cerrado e mata de galeria. Bandos de aves e comeram Voa de 10 e in Muito Comum SUA área de Distribuição.
Do Piauí à Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso COMEU o oeste de São Paulo.



  Ocorrências registradas WikiAves nao
  • Marigo, Luiz Claudio. fauna dos campos e cerrados da UM. n. 25.



O papagaio-galego (Amazona xanthops) e UMA Espécie de papagaio sul-americana actualmente, in Risco Crítico de extinção.
O papagaio-galego e endémico do Brasil e habita o cerrado, caatinga arbórea e secas Zonas do Estado de Minas Gerais e Bacia do Rio São Francisco.
O Adulto caracteriza-se Pela plumagem verde-clara, com barriga e Cabeça de cor amarela, e bico rosado. Estes papagaios Medem Entre 25-27 centimetros de comprimento e pesam in Torno de 300 Gramas. A SUA e baseada Alimentação in Locais e Frutas sementes. Na Época de Reprodução, o casal Constrói numeros Ninho hum hum tronco oco Onde poe Fêmea 1-2 ovos incubados AO Longo DE CERCA de 28 Dias.
O papagaio-galego e Bastante timido e nao eh Aprende Falar. Por nsa Se vemos Lado hum COM UMA pressionados Continuação destruição dos Recursos Naturais Pela Ação Humana, alterando Paisagens, desequilibrando Ambientes Fazendo Desaparecer e UMA Diversidade Biológica, Por Outro Lado HÁ Muito Minorias Ativas e Presentes, hum buscam Que Futuro Mais Saudável e Digno. 
PESSOAS percebem Como Que sutilezas e fragilidades de Nossa Presença softwares Antigos planeta, incorporando hum Conservação da Natureza Como hum Componente fundamental par UMA equilibrada Vida.

 
RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

Conseguir sensibilizar OS cidadaos importancia da hum Parágrafo
Conservação da Natureza e de suma importancia. hum Como Serém Ações executadas  incluem Mais Contato Direto com Veículos de Comunicação, Lideranças Comunitárias e Políticos, entendimentos eliminando truncados possam desvirtuar Que Como verdadeiras
Intenções.
A Fiscalização da Exploração dos Recursos indiscriminada
Naturais, o combate ao Tráfico de animais silvestres e de Ações
Parágrafo evitar desmatamentos São atribuições de Órgãos Públicos.
O OBJETIVO e Tão hum: Proteger O Que resta da fauna e flora da.

Postado Por turma de Biologia
Data: 2010/11/11.

Características gerais


 

Os papagaios são aves muito conhecidas em todo o mundo e têm características bem definidas.  A cor predominante da plumagem é verde. Outras cores (vermelho, amarelo, laranja, azul, roxo) se distribuem pelo corpo em diversas combinações dependendo de cada uma das espécies.
Alguns dos nomes comuns dos papagaios estão diretamente relacionados com o seu padrão de cores, como por exemplo o Papagaio-de-peito-roxo ou o Papagaio-de-bochecha-azul.
Os papagaios têm o corpo compacto com pescoço, asas e pernas curtas. A cauda também é curta, quando comparada a de seus parentes mais próximos - periquitos e araras. Eles medem entre 32 e 40 cm, sendo o Papagaio-da-serra o menor e o Papagaio-moleiro o maior entre as espécies.

Machos e fêmeas não têm dimorfismo sexual, ou seja, não apresentam características físicas que os diferenciem nitidamente.  Quando o casal está próximo é possível identificar o macho porque ele é um pouco maior e tem o bico mais largo do que a fêmea, mas quando estão em  bando é praticamente impossível  para saber quem é macho e quem é fêmea.

Os papagaios são conhecidos como “aves de bico redondo” - o bico é alto, curvo e muito forte, capaz de quebrar sementes bem duras. A língua é grossa, sensível e com muitas papilas gustativas (entre 300 e 400), o que indica que o 
paladar é bem desenvolvido.  Os papagaios têm “papo”, onde o alimento pode ser armazenado durante horas para, por exemplo, levar para a fêmea que está chocando ou para os filhotes. A visão dos papagaios é outro sentido bem desenvolvido