quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cuidados com o Bicho-preguiça


AMEAÇAS DE EXTINÇÃO
Mas, atualmente, o principal predador desses animais é mesmo o homem, que comercializá-las inescrupulosamente em feiras livres e nas margens de rodovias. A ação do homem sobre esses animais tem sido muito facilitada, nos últimos tempos, pela acelerada fragmentação e destruição das matas, o que leva as preguiças a se locomoverem desajeitadamente pela superfície do solo, de uma ilha de mata para outra, em busca de sobrevivência, ficando totalmente expostas á caça e á captura.
COM AÇÕES SIMPLES E AO SEU ALCANCE, VOCÊ PODE AJUDAR A SALVAR O BICHO-PREGUIÇA E O SEU HABITAT DA EXTINÇÃO
  • Não cace e não deixe que outras pessoas cacem. As ilhas de matas que sobraram não comportam mais populações de animais que resistam á caça predatória.
  • Não compre animais silvestres. Mesmo que você sinta pena, a compra estimulará a captura para o comércio ilegal. Não deixe que os seus parentes ou amigos comprem animais silvestre.
  • Não destrua as florestas é o habitat dos animais também sua vida depende delas.
  • Preserve a  fauna e flora.
  • Respeite toda forma de vida, pois na diversidade biológica está a riqueza futura.
  • Respeite a natureza e sinta-se parte dela e não seu dono.
VOCÊ PODE FAZER ALGO PARA MUDAR ISSO:
Se ninguém mais comprar, os traficantes terão que mudar de atividade e milhões de animais deixarão de ser sacrificados! Se você encontrar alguém vendendo ou maltratando animais, avise o IBAMA, o IAP ou a POLÍCIA MILITAR.
Este artigo é de autoria da Verinha (Vera Lúcia de Oliveira - Biológa), cujo trabalho em defesa das preguicinhas é conhecido nacional e internacionalmente.